Resumo
No primeiro capitulo do livro, ele usa a história do gerente apressado, que tinha medo de viajar de avião e preferia viajar de trem noturno, ele manda um e-mail mal escrito para sua “recém-contratada secretária” que não compreende o e-mail e fica confusa com a má comunicação escrita, e com isso não cumpre corretamente a tarefa pelo erro do gerente que acaba perdendo o trem e também um de seus melhores clientes.
Logo no segundo capitulo o autor apresenta “Os Segredos da comunicação Escrita”. O que é escrever bem? Poderíamos dizer que escrever bem é... Não escrever como o pobre gerente pela história que acabamos de ler e não cometer as falhas que a secretária apontou na má comunicação escrita no e-mail do gerente, mostra também que devemos obedecer às regras gramaticais, para que evitamos os erros de sintaxe, ortografia, pontuação e etc... e procurar clareza, ao não utilizar palavras e frases de duplo sentido e agradar ao leitor usando expressões elegantes e sair, fugir do estilo seco e arrogante para que o leitor possa fazer com boa vontade. Não só basta ter acertos gramaticais, clarezas e elegância, assim estaria resolvido o problema de uma boa redação, mas não existem só essas falhas que devemos evitar, tendo também confusões e acidentes na história do gerente que prejudicam a qualidade de uma redação, existem segredos e tropeços e o autor mostra quais são:
1º tropeço – E-mail errado, resposta esperada errada. No momento em que o gerente diz “Será que eu escrevo tão mal assim? Meu e-mail está tão claro, tão simples...” engano da parte dele, seu e-mail não foi bem redigido, não obteve clareza e nem foi simples como ele achou que fosse,