Resenha livro
Publicidade e Propaganda – 1º Semestre
Disciplina: Comunicação e Discurso
Professor: Augusto Pereira
Aluno: Ingrid Garcia Baranjak
Resenha do Livro: Técnicas da Comunicação Escrita.
No livro técnicas de comunicação escrita, do professor Izidoro Blikstein, ele fala como é importante escrever bem. No primeiro capítulo, chamado de "Quem não escreve bem... Perde o trem!", ele conta a história de um gerente apressado que passa um recado escrito errado para a sua secretária, e acaba perdendo um importante compromisso e até o próprio trem que ele saiu atrasado para pegar. Já no capítulo dois, intitulado de "Segredo da Comunicação Escrita" o autor mostra aonde o gerente errou ao escrever o bilhete, dá algumas dicas de como escrever bem e fala como isso é importante. Izidoro também fala do tripé da comunicação escrita, aonde ele mostra três erros de quem escreve mal, e três segredos de quem escreve bem.
No capítulo três, "Estrutura e Funcionamento da Comunicação", o autor fala de três peças fundamentais para a comunicação, que são o remetente, o destinatário e a mensagem. Quando nós escrevemos uma mensagem, não escrevemos só para nós mesmo, e sim para o nosso destinatário, então devemos pensar no que a pessoa irá entender, no caso, é necessário conhecer o conhecimento de quem irá ler a mensagem.
O capítulo quatro, apresenta os "Ganchos para Agarrar o Leitor", o autor conta a história de outro gerente, e assim ele apresenta alguns ganchos que o autor da mensagem deve usar. Primeiro Izidoro explica como "esfriar" a mensagem, mostrando que se você usar poucas palavras e de simples entendimento, será mais fácil para você atrair o leitor e ele entenderá melhor o seu texto. Outro gancho mais fácil de ser entendido, é usar imagens ou ilustrações do que está escrito no texto, como o próprio autor diz "a imagem pode valer mais que mil palavras". E o último gancho, é você emocionar ou assustar o leitor de alguma forma, aonde ele acaba