Resenha Do Livro
A história do romance, “A Moreninha”, começa quando três jovens estudantes de medicina Leopoldo, Augusto e Fabrício vão passar uma temporada na casa da avó de Felipe, dona Ana, por causa da feira de Sant’Ana.
Augusto era conhecido como namorador e de dizia que não se apaixonava por muito tempo por uma mulher, então Felipe desafiou augusto, se ele ficasse apaixonado por alguma menina por pelo menos quinze dias, teria que escrever um livro contando sobre essa paixão, caso o contrário, Felipe deveria escrever um romance.
A casa de dona Ana, ficava numa ilha e além dos amigos estudantes de Medicina de Felipe, estavam na ilha duas primas e a irmã de Felipe, dona Carolina, também conhecida como, “Moreninha”. Nos dias em que augusto permaneceu na ilha, ficou encantado com a moreninha e mesmo já estando apaixonado por Carolina, ele conta que quando tinha treze anos, conheceu uma menina e que tinham ajudado um velho moribundo e como forma de agradecimento ele deu a eles um camafeu de esmeralda. Augusto e a menina juraram amor eterno através deste camafeu.
Augusto enfim descobre que aquela menina que havia jurado amor eterno na infância era Carolina e se casa com ela. No final augusto perde a aposta para Felipe, mas reencontra o amor de anos atrás e anuncia a Felipe que seu romance já está pronto e que o título será “A Moreninha”.
Sobre
Joaquim Manuel de Macedo, foi um médico que nunca exerceu a profissão, dedicou a vida a literatura. Foi uma importante escritor da época do romantismo. A moreninha foi o primeiro romance brasileiro de sucesso. O enredo nos prende por ter um suspense desvendado no final do livro.
O livro marcou os meados do século XIX, por retratar o cenário da alta sociedade carioca, fazendo o autor ganhar notoriedade na corte carioca
Bibliografia: www.educaçã.globo.com