Homossexualidade
O que é homossexualidade?
Homossexualidade refere-se à característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atração física, estética ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.
História:
Os registos arqueológicos mais antigos onde interpreta-se uma conotação homoerótica apontam para 12000 A.C. Civilizações antigas da Índia, Egipto, Grécia, América têm registos históricos de períodos onde a homossexualidade era retratada em cerâmica, escultura e pinturas. Entende-se que em vários períodos da história a homossexualidade era admitida em várias civilizações. Primeiras mudanças:
Embora os atos homossexuais tenham sido descriminalizados na maior parte do mundo ocidental, foi apenas em meados dos anos 1970 que a comunidade começou a alcançar direitos civis limitados em alguns países desenvolvidos. Um ponto de virada foi alcançado em 1973 quando a Associação Americana de Psiquiatria retirou a homossexualidade do Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais.
Em 1977, Quebec tornou-se a primeira jurisdição estadual do mundo a proibir a discriminação em razão da orientação sexual.
Durante os anos 1980 e 1990, os países mais desenvolvidos promulgaram leis que descriminalizaram a conduta homossexual e proibiram a discriminação contra gays e lésbicas no emprego, habitação e serviços Mesmo assim em seis países, o comportamento homossexual é punido com prisão perpétua, em outros dez, com a pena de morte.
Principais direitos reivindicados:
Os direitos reivindicados variam de país para país Do mesmo modo, gays de alguns países podem estar mais propensos a defender direitos civis, como o direito ao casamento e a sucessão de bens, enquanto travestis podem estar mais propensas a defendr direitos de tratamentos hormonais e cirúrgicos, e transexuais propensas a defender os direitos de assistência de cirurgias de redesignação de sexo, mudança do nome e sexo nos registros civis. Concatenando essas reivindicações de direitos,