Vida e Obra de David Hartley
David Harthey viveu entre 1705 e 1757, filósofo britânico nascido em Armley (agora parte de Leeds), Yorkshire, foi educado nas grandes escolas britânicas, assim como estudou na renomada University of Cambridge, portanto tendo suporte financeiro e intelectual pra desenvolver suas habilidades. Sendo que foi primeiramente educado para a vida religiosa, para se torna um sacerdote (seguir carreira eclesiástica), porém por não concordar com os pressupostos da doutrina religiosa(como, o do Castigo Eterno) e a qual ele se opôs fortemente, voltou-se para a Medicina.
Sendo que foi primeiramente educado para a vida religiosa, para se torna um sacerdote como o pai, porém devido às desavenças constantes com a doutrina religiosa estabelecida, sabiamente resolveu dedicar-se à Medicina.
Porém, continuava acreditando que devia obediência às autoridades eclesiásticas, sendo amigo e participando da intimidade dos mais ilustres membros da igreja do seu tempo. Levou uma vida calma e rotineira como médico e tornando-se filósofo por paixão (autodidata - é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, buscam e pesquisam o material necessário para sua aprendizagem), do assim altamente influenciado pela filosofia e seus pensadores. O trabalho mais importante de Harthey foi “OBSERVAÇÕES SOBRE O HOMEM, SUA ESTRUTURA, PAPEL E EXPECTATIVAS” (2 volumes, 1749), embora alguns pensadores antes dele, incluindo os filósofos ingleses Jonh Locke e David Hume, como vimos aqui na sala, tenham estabelecido o princípio de associação para explicar alguns processos e conteúdos mentais mais notáveis, foi de Harthey a primeira tentativa de explicar todos os fenômenos da mente através da Teoria da Associação. Deste modo, Harthey dispõe de sua ideias de uma forma revolucionária. Como os pensadores anteriores