boro
Propriedades do Boro:
- O Boro se apresenta como sólido em temperatura ambiente, e possui algumas características óticas que lhe permitem transmitir raios infravermelhos;
- É considerado um semicondutor porque é mal condutor de eletricidade na temperatura ambiente e bom condutor em altas temperaturas.
Aplicações do Boro:
- Boro pode ser usado em artefatos pirotécnicos porque possui a propriedade de reproduzir a cor verde, e também como combustível para a ignição de foguetes.
- O bórax é usado como anti-séptico;
- o ácido bórico é empregado na produção de têxteis.
- Borossilicatos são aplicados na produção de vidros resistentes a variações de temperatura (vidros tipo pirex).
Obtenção do Boro: o semimetal com alto índice de pureza pode ser obtido pela redução do vapor de tricloreto de boro com hidrogênio.
Ocorrência
Por ser muito reativo, o Boro não é encontrado livre, mas em minérios como: a colemanite (Ca2B6O11. 5H2O), a ulexita (CaNaB5O9 . 8H2O) e a kernite ou bórax (Na2B4O7.4H2O e Na2B4O7.10H2O, respectivamente) – que são as principais fontes mundiais de Boro.
A maioria desses minérios são encontrados em rochas marinhas sedimentares e perto de vulcões. O Boro também é encontrado em verduras (de folhas verdes escuras), frutas (secas, amêndoas, uva, maçã e pêra) e legumes (feijões): as carnes, de qualquer tipo, não oferecem quantidade significativa de Boro ou de outro composto que o contenha. Sua concentração na crosta terrestre é de aproximadamente 10 ppm, ou seja, a cada 100 toneladas de rochas encontra-se 1 quilograma de Boro.
Aplicações
O Boro elementar não é muito utilizado, mas estudos revelam que se consumido em pequenas quantidades (de 10 a 15 mg) ajuda a combater a osteoporose, pois mantém ocálcio nos ossos