Galvaniza O
A Galvanização e o processo de tratamento de superfícies, que consiste na deposição de uma fina camada metálica sobre uma superfície por meios eletroquímicos, a partir de uma solução diluída do sal do metal a fim de conferir um efeito de maior proteção superficial e decorativo como acontece nas bijuterias. O processo de deposição, ou processo de tratamento de superfícies, apresente um vasto campo de aplicação. Para fins decorativos, temos além das bijuterias, metais sanitários, peças automotivas, emblemas e outros tipos de peças em que a estática é primordial. Até da questão estética existe a necessidade de fornecer ás peças características de resistência a abrasão, à corrosão, entre outros problemas que são solucionados com o uso da galvanoplastia. O setor de bijuterias e composta por empresas da cadeia produtiva chamado de ramo das joias folheadas, que produz peças de metal, em geral ligas de Zinco e estanho, recoberta por finas camadas de metais nobre, como a prata e o ouro. A seguir algumas etapas mais usuais nos processos galvânicos do setor de bijuterias.
1. Desengraxe
O processo de desengraxe tem a finalidade de limpar a superfície das peças. Esta operação e normalmente classificada como pré-tratamento, em virtude de não incorporar elementos as peças. Entre vários métodos de desengraxe tem o por solventes, aquoso com solução Alcalina, aquoso com a solução ácida e etc. Ativação: Após algumas operações de tratamento, ou mesmo com a passagem de tempo a superfície oxida, formando uma barreira a deposição de outros metias, Para assegurar a aderência da camada que será depositada, são usadas soluções de baixa concentração para remoção da camada de óxido. Em geral, usam-se ácidos clorídrico, sulfúrico, fosfórico ou nítrico, sendo mais comum o ácido sulfúrico.
Cobre alcalino: O primeiro passo de deposição metálica consiste numa fina camada de cobre, usando para isso o processo chamado de cobre alcalino.