A galvaniza o a quente aumenta a prote o contra a corros o

1985 palavras 8 páginas
GALVANIZAÇÃO A QUENTE E A PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO

RESUMO: O zinco apresenta, na maioria dos ambientes naturais, velocidades de corrosão bastante inferiores àquelas observadas para os aços carbono. Além disso, por ser menos nobre que este, ele o protege, em qualquer descontinuidade do revestimento, através de um mecanismo conhecido como proteção catódica. Estas são duas das razões de seu enorme sucesso, tornando o zinco o metal de maior exposição à atmosfera1. Este artigo técnico trata, de modo sucinto, da história da galvanização a fogo, de suas principais vantagens e desvantagens, de seu processo de aplicação industrial, das características físicas do revestimento e dos mecanismos de proteção oferecidos pelo zinco.
PALAVRAS-CHAVE: Corrosão; Zinco; Zincagem a quente.
INTRODUÇÃO
O maior consumo de aço e ferro anualmente se deve à degradação por corrosão. Estimativas apontam que 20% do aço produzido é consumido pela corrosão, portanto, devido a este fator externo, grandes prejuízos financeiros, problemas mecânicos e estruturais vêm sendo evidenciados pela falta da proteção e pela falta da eficácia dos revestimentos utilizados contra a corrosão. Entre todos os processos de revestimentos dos materiais contra a corrosão, tem-se a galvanização a quente, que faz o revestimento do ferro ou do aço com o zinco, sendo este um processo eficaz que aumenta a proteção contra os meios corrosivos.
No decorrer do trabalho temos como objetivo relatar e descrever os benefícios de galvanização a quente, devido ao seu tempo de cura e qualidade da proteção contra o meio corrosivo e o custo beneficio em relação as demais proteções.
No processo de revestimento a galvanização a quente, a peça é imersa num banho de zinco fundido. O zinco que é um metal catódico se deposita sobre o aço e se reduz no lugar dele quando em contato com o meio corrosivo, ou seja, o zinco é um “metal de sacrifício” e quanto maior a camada da proteção por maior tempo se terá a proteção.
CONCEITO DE CORROSÃO
A

Relacionados

  • tecmat
    24497 palavras | 98 páginas