Funções
MARCO JÚLIO CICERO DE ARAUJO1
FUNÇÕES E CONTINUIDADE:
CONCEITOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS
SÃO PAULO
2013
1
Aluno do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Paulista
2
1.
INTRODUÇÃO
Este trabalho está inserido no contexto de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), proposto pelo currículo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Paulista –
UNIP.
O objetivo principal da APS é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer do curso, integrando as disciplinas de cada semestre.
Para isso, este trabalho foi dividido da seguinte maneira. No capítulo 1 contém a apresentação do trabalho, identificando quais são os principais objetivos. Além disso, o conceito de função é retomado, mostrando qual foi a evolução histórica do conceito de função, desde a Idade Média até os tempos atuais, considerando os principais avanços e as principais definições adotadas pelos povos antigos e pelos estudiosos atuais da matemática. Será apresentado o conceito de função, com ênfase para as funções de primeiro, segundo e grau n, e, por fim, exemplos de aplicações práticas para cada uma delas.
O capítulo 2 pretende discutir o que foi aprendido ao longo da realização do trabalho, a partir da bibliografia estudada ao longo do semestre.
O último capítulo formaliza uma proposta simples de trabalho, para o futuro professor de matemática, a partir do tema escolhido.
1.1.
Evolução Histórica do Conceito de Função
Atualmente, não existe um consenso geral sobre o desenvolvimento do conceito de função ao longo do tempo. De acorco com (Zuffi, 2001, p. 11) apud (Chaves & Carvalho, 2004):
“não parece existir consenso entre os autores, a respeito da origem do conceito de função [talvez pelo seu próprio aspecto intuitivo]. Alguns deles consideram que os Babilônios (2000 a.C.) já possuíam um instinto de funcionalidade [grifos do autor] (...) em seus cálculos com tabelas