necrose e a fisiopatologia da pancreatite
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Farmácia
NECROSE E A FISIOPATOLOGIA DA PANCREATITE
REBECA MILKA LEMOS MAGALHÃES - 1311763-1
Fortaleza, CE
Novembro, 2013
NECROSE E A FISIOPATOLOGIA DA PANCREATITE
Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota parcial, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza.
Orientadora: Profa. Tutora: Simone
Fortaleza, CE
Novembro, 2013
NECROSE E A FISIOPATOLOGIA DA PANCREATITE
Rebeca Milka*
RESUMO
Alterações morfológicas na célula como: escurecimento do núcleo, diminuição do ph, alterações nucleares, perda do limite do núcleo, são as principais alterações que caracterizam a necrose, sendo ocasionada por agentes danosos que trás, como consequência, a morte celular. Tendo por base que um dos tipos de necrose é a gordurosa, o artigo terá como foco a pancreatite aguda. Esta é uma doença onde há muita morte celular, por conta de enzimas lançadas na região do abdômen, isso pode ocorrer devido a fatores congênitos, hereditários e adquiridos ou por agentes químicos, mecânicos e infecciosos.
INTRODUÇÃO
Necrose é um termo muito usado no cotidiano de um médico patologista. Devido o grande número de casos existentes de pessoas com esse tipo de alteração morfológica sucedendo morte celular, faz-se necessário o estudo dos mesmos para um aprimoramento no estudo de necrose (que, neste artigo, será a gordurosa, tomando por exemplo a pancreatite aguda), além de ser de suma importância para evitar o aparecimento de alterações como essa.
Este termo significa que está ocorrendo alterações no