Função Social da Escola
3. Estabelecimento de metas precisas e gradativas:
Promover a mobilidade social, a formação de cidadania e a construção efetiva dos valores, tão necessários para o convívio em sociedade e constituição do sujeito social.
3.1 Metas para acesso ao conhecimento: organização, distribuição e acompanhamento:
À escola cabe garantir a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade. Deve contribuir no processo de inserção social, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e favorecendo a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas.
A vida escolar possibilita às crianças e jovens exercer diferentes papéis, facilitando sua integração no contexto maior: a sociedade.
3. 2 Metas para a formação do cidadão:
Como espaço de convivência que favoreça o exercício da cidadania, a escola possui formas de organização, normas e procedimentos que não são meramente aspectos formais de sua estrutura, mas se constituem nos mecanismos pelos quais podemos permitir e incentivar ou, ao contrário, inibir e restringir as formas de participação de todos os membros da comunidade escolar. Nesse sentido, uma escola que pretende atingir, de forma gradativa e consistente, crescentes índices de democratização de suas relações institucionais não pode deixar de considerar, como parte integrante de seu projeto, o compromisso de participação.
3.3 Metas para o convívio social:
Isto é, a escola, por suas características peculiares, talvez seja o único espaço social em que podemos atuar com o conhecimento como forma de crescimento pessoal, isto é, de considerar e colocar em prática que “ ampliar o conhecimento pessoal é meio para se lidar melhor com o próprio conhecimento”
.