ATPS Educa O Ludica Pronta F
UNIABC – SANTO ANDRÉ
PEDAGOGIA – EAD
Ana Paula de Lucena RA: 7090572882
Daniela Feitosa RA: 67.513.561-41
Fabiana Parizotto RA: 69.464.602-72
Patricia C. de Sousa RA: 69.184.168-73
EDUCAÇÃO LÚDICA
Profa. MARIA ADRIANA R. DA SILVA
TUTORA PRESENCIAL KIMBERLY BARBEITOS
Santo André
2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar que
por meio de atividades lúdicas, jogos
brincadeiras o processo de interiorização de regras e normas, se transforma em estágios graduais e progressivos. Em todas as fases do ciclo de desenvolvimento do ser humano, o lúdico permite, uma ação educativa, no sentido de provocar, estimular, desafiar, ajudar o sujeito a estabelecer relações e interações que satisfaça a sua necessidade pessoal e social.
E diante desse novo desafio que nos foi dado através desta atividade, enxergamos a grande possibilidade de descobrir novas maneiras de interagir com a criança no brincar no cotidiano escolar e toda a dinâmica que esta em torno desta realidade tão pouco explorada, e quando explorada tão pouco compreendida em nosso país.
Brincar é uma atividade humana criadora na qual a imaginação, a fantasia e a realidade se interagem na produção de novas possibilidades de expressão, interpretação e ação das crianças construindo relações culturais sociais com outros sujeitos.
O Brincar
Figura1.
Jogos infantis de Pieter Bruegel
Relações cognitivas e emocionais
Cinco Marias
Para esta brincadeira é preciso 5 pedrinhas do mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas.
Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
Ajuda no desenvolvimento motor da criança, raciocínio lógico, matemático, e interpessoal.
Figura2.