ATPS PRONTA PROJETO II 2
UNIABC – SANTO ANDRÉ
PEDAGOGIA – EAD
Ana Paula de Lucena RA: 7090572882
Daniela Feitosa RA: 67.513.561-41
Fabiana Parizotto RA: 69.464.602-72
Patricia C. de Sousa RA: 69.184.168-73
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Profa. CAMILA BELTRÃO MEDINA
TUTORA PRESENCIAL KIMBERLY BARBEITOS
Santo André
2014
INTRODUÇÃO
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são inerentes ao universo infantil, sendo assim, o trabalho sobre o lúdico na Educação Infantil objetiva investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como: a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação.
Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, o lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente.
Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.
Portanto, concluiu-se por meio das atividades lúdicas, que a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos desenvolvendo-se integralmente.
Figura 1
AS CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A
EDUCAÇÃO
Friedrich Froebel
Nasceu: Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782
Nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu. Adotado por um tio, viveu uma infância solitária.
Fundou sua primeira escola em 1816, na cidade alemã de Griesheim. Dois anos depois, a escola foi transferida para Keilhau, onde Froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas.
Para Froebel o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes fases: a infância, a meninice, a