Função social da escola
Introdução: Vemos um mundo em constante evolução, mudanças, mas quero chamar a atenção para a escola que também passa por tais mudanças mas que não deve perder o seu foco inicial, a educação, formação de pessoas em capacidade física e cognitiva. Não posso deixar de parafrasear Ernesto Che Guevara que dizia: “A argila fundamental de nossa obra é a juventude, nela depositamos toda as nossas esperanças e a preparamos para receber ideias para moldar o nosso futuro.”
Escola ontem e hoje: Em constante mudança a escola hoje tem um papel muito maior que antigamente, hoje a escola tem o dever de não só ensinar teorias mas sim pratica de como se viver em uma sociedade e como buscar seus direitos perante um mundo conturbado, se colocarmos a escola de ontem em relação com a de hoje vemos mudanças significativas, se compararmos com o ensino durante o período ditatorial no Brasil a mudança é maior porque durante esse período a escola criava verdadeiros bonecos que eram manipulados pelo governo. E hoje nós futuros e já professores temos o dever de criar pessoas críticas que defendam suas ideias e a justiça, assim como diz a frase de “che” moldar a argila que é a juventude para que ela molde nosso futuro.
Equipe educacional: Vai além dos professores e coordenadores, engloba família, colaboradores da instituição de ensino e os próprios colegas gerando assim uma socialização, convivência que é necessário para que futuramente se tenha uma base social solida para resolver problemas e desafios que o mundo nos oferece. E também não podemos deixar de dizer que uma criança bem instruída nesses parâmetros irá certamente passar estes mesmos ensinamentos para outras pessoas.
Planejamento de ensino: É necessário um planejamento por parte de toda instituição de ensino para chamar atenção do aluno. Tornar um assunto