Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Quem se dedica a filosofia espera reconhecimento e aceitação, pois ela está sempre presente, mas não poderia fazer-se instituição sob pena de sacrificar assim a liberdade de expressão para firmar sua verdade.
2 – No mundo de hoje a filosofia é vista apenas como uma posição contratual nas universidades. Sendo tradicionalmente respeitado, mas na realidade é objeto de desprezo.
Pra muitos a filosofia é complexa demais, difícil de se interpretar. De fato é, a compreensão dos textos são um pouco difíceis pois tem varias palavras “diferentes” que não costumamos usar no cotidiano. Porém é necessária para poder ver as coisas com mais clareza e ter opiniões concretas e objetivos relacionadas a atitudes e ações do próprio ser humano.
3 – A realidade da filosofia é que ela transmite toda a verdade que o mundo não quer, principalmente o poder público que sente-se incomodado pois ela é a “perturbadora da paz”.
O filosofo tem a facilidade de ver a verdade que é revelada nos nossos olhos, procura entender o ser humano, escutar o que ele diz, observar o que ele faz e se interessar por sua palavra e ação.
4 – A dignidade do homem é perceber a verdade, para a filosofia acima de tudo, o que importa é a verdade, quem se dedica a filosofia está sempre interrogando, as coisas e até a ele mesmo, se afirmamos uma coisa com muita certeza, podemos estar negando a verdade, pois a verdade completa não existe para nos homens, aquele que vive para a filosofia prefere ser infeliz descobrindo a verdade, do que ser feliz sendo enganado. Com a verdade as coisas se tornam mais claras, só a verdade nos leva a felicidade.
5 – Os filósofos são elaboradores e guardiões de atas, cabe a cada