civilizaçoes antigas
Roma nasceu de um pequeno povoado nas terras férteis do Lácio, centro da Península Itálica, recebendo influência de diversos povos indo-europeus que se fixaram na região desde o século X a.C. , como os latino-fálicos e sabinos. Evidências arqueológicas apontam que por volta de 900 a.C. , teve início a imigração e o domínio dos etruscos no território do Lácio, até que, no século VIII a.C. , a cidade de Roma, nesse período, possuía uma economia essencialmente agrícola. Do ponto de vista social, a elite romana era formada pelos patrícios, grandes proprietários de terras, que constituíam uma aristocracia detentora de privilégios políticos e religiosos. Do ponto de vista político, o rei acumulava funções executivas, judiciais e religiosas, mas seu poder era controlado pelo Senado, dominado pelos patrícios. O conjunto dos cidadãos em idade militar e apto para lutar formava a Assembleia ou Cúria.
A monarquia foi abolida e o Senado passou a representar o poder, configurando-se um regime de características oligarquia.
O sistema político republicano era controlado pelos Patrícios, mas em 494 a.C. , os patrícios cederam à pressão e criaram o cargo Tribuno da Plebe que, eleito pelos plebeus, tinha o poder de veto sobre as decisões do Senado. Em 450 a.C. , foi elaborada a Lei das 12 Tábuas, primeira compilação das leis romanas, com isso as leis estavam escritas e ficavam expostas em tábuas no prédio do fórum romano, para conhecimento de todos, sem que houvesse manipulações a favor dos patrícios. Roma conquistou toda a península Itálica. O ponto alto dessas conquistas ocorreu com as Guerras Púnicas contra Cartago. Com a