Fundamentos históricos e filosóficos da educação ii
Relatório referente à disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação II, aplicado pela professora Me. Elenir Machado de Melo, as aulas tiveram inicio no dia 05 de agosto de 2011. Em primeiro momento com as explicações da professora os alunos estavam meios perdidos em relação ao conteúdo aplicado, então ela teve que voltar o conteúdo com uma pequena revisão do semestre anterior. E em seguida nos foi passado alguns verbetes para melhor esclarecimento e compreensão em relação ao conteúdo.
A academia de Platão foi fundada em 387 a.C., cujo objetivo era realizar investigações cientificas e filosóficas. O filosofo tornou-se então o primeiro dirigente de uma instituição permanente de pesquisas desse tipo. Pouco mais de meio século após a fundação da escola platônica, foi a vez de um ex-aluno da academia, Aristoteles, abrir a sua própria instituição de ensino. Em 335 a.C., foi inaugurado o Liceu, um centro de estudos lógicos, físicos, metafísicos, políticos etc.
O Liceu de Aristóteles foi uma das três mais importantes escolas de filosofia na antiguidade.
Foi descoberto após 150 anos de pesquisas, em 1997, durante obras para a construção do novo museu de arte moderna de Atenas. Fica próximo ao atual Parlamento grego, à Acrópole, e ao Parthenon, monumentos visitados até hoje. Neste liceu, Aristóteles ensinava dando passeios com seu aluno através do método Peripatético que dentre as varias escolas da antiguidade, era a que se destacava não só pela estranheza do nome como pelo tipo de ensino incomum, Aristóteles utilizava o método peripatético no Liceu. Isso mesmo o autor da metafísica não passava de um peripatético. O exótico adjetivo deve-se ao fato de ele dar as suas aulas caminhando pelo peripatói, uma alameda situada nos jardins do liceu. As andanças eram feitas pelas manhãs, e nelas mestre e discípulos discutiam as questões filosóficas mais profundas ligadas à metafísica, à física e a lógica.