Gravimetria
Gravimetria
É a medida do campo gravitacional. A gravimetria é importante quando a magnitude do campo gravitacional ou as propriedades dos materiais que geram este campo são de interesse em estudos normalmente relacionados à Geofísica e a Geodésia.
Unidades de medida
A gravidade normalmente é medida em unidades de aceleração. No sistema de unidades S.I., a medida de aceleração padrão é igual a 1 metro por segundo ao quadrado (abreviado como m/s2). Outra unidade usual é o Gal (abreviatura de Galileu), que é igual a 1 centímetro por segundo ao quadrado. O miliGal (10-3×Gal) é muito utilizado para representar pequenas variações do campo gravitacional.
Volumetria
Volumetria é um método de análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume de solução de um reagente necessário e suficiente para efectuar determinada reacção.
A volumetria é também chamada de titrimetria, termo oriundo do inglês titration, titulação.
A titulação é uma das técnicas utilizadas em volumetria. Em um processo titulante determina-se o volume de uma solução "A" que reage com uma outra solução "B" de concentração e volume previamente. A partir desse volume de "A" que reagiu com "B", podemos determinar a concentração de "A" através da fórmula:
Ca * Va = Cb * Vb
Em que:
• Ca = Concentração da solução "A"
• Va = Volume da solução "A"
• Cb = Concentração da solução "B"
• Vb = Volume da solução "B"
Tipos de volumetria:
• Ácido/base
Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo do pH do ácido e da base.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta,