Gravimetria
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Docente : Francisco Claudece
Instituto de Química
Relatório
Gravimetria
Discentes:
ALYSON DE SOUSA
EVELYN DAYANE
JOSÉ WELLISON
LUIZ HENRIQUE
MATTHAUES DE OLIVEIRA
WALLESKA JULIANE
WANDERCLEYDSON
Objetivo
1. Aplicar os conceitos de unidades químicas de concentração no preparo de soluções;
2. Aprender a preparar soluções;
3. Saber caracterizar a análise volumétrica;
4. Aprender e praticar a técnica da volumetria de oxi-redução.
Introdução
1. INTRODUÇÃO:
1.1. Análise gravimétrica
A análise gravimétrica ou gravimetria é um método analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. O elemento ou composto e separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substancia analisada. A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa e utilizada para determinar a quantidade do analito original. A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou extração. Um dos métodos mais utilizados é a precipitação.
1.1.1. Peso da amostra O peso do elemento ou composto pode ser calculado a partir da formula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado.
A análise gravimétrica esta baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra.
Por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto