Fundamentos Histórico Filosófico da Educação Física
O Autor começa dizendo que apesar dos acontecimentos vividos na Grécia durante a antiguidade, ele focará sua análise no surgimento do desporto moderno. Inicialmente pela vertente Europeia, ele nos convida a voltar ao século XVIII, onde nacionalismo e desenvolvimento econômico são protagonistas na origem das instituições educacionais estatais, que por sua vez, permitiram o renascimento, difusão e consolidação desse tipo de pratica na contemporaneidade. O nacionalismo Alemão, velho conhecido por fundamentar uma postura política de xenofobia extrema, é responsável por esse fenômeno, havia uma necessidade de se provar a suposta superioridade germânica, e o desporto coube aqui como uma luva boa. Também foi graças ao patriotismo que tais práticas entraram em territórios Sueco e finlandês.
Influenciado pelas ideias De Rousseau, Johann Berhard Basedow foi responsável pelo primeiro programa moderno de educação Física, com jogos inspirados nos da Grécia antiga, esse sistema foi se espalhando e se modificando rapidamente, vários outros nomes colaboram com conceitos importantes que aos poucos foram dando molde mais concreto e coeso, sem deixar de lado o autoritarismo e o rigor advindos do nacionalismo exacerbado, que deixou sequelas positivas e negativas nas práticas desportivas até o presente momento.
O caso francês por sua vez, não se difere em demasia dos já apresentados aqui. O desporto conquista o território da França com Francisco Amoros, um militar Espanhol, mesmo que a inicialização tenha ocorrido dentro de parâmetros militares, a necessidade de preparar o povo fisicamente para uma possível invasão, não era