Deuterostomados resumo
1. Caracterize os Echinodermata O táxon Echinodermata vem do latim (echino = espinho; derma = pele), que significa pele com espinhos. Pertencem aos equinodermas os ouriços-do-mar, as estrelas-do-mar, os ofiuros (serpentes-do-mar), os pepinos-do-mar e os lírios-do-mar. Uma característica comum a todos os equinodermos são as placas calcárias, que compõem o seu esqueleto. Os equinodermos são animais deuterostômicos, sendo justificada sua proximidade aos cordatas pelo fato de serem igualmente celomados enterocélicos. A principal característica, muito peculiar dos equinodermos, é a presença do aparelho ambulacral.
2. Diferencie Asteroidea de Ophiuroidea Nas estrelas-do-mar não há demarcação nítida entre o disco central e os braços, o que as diferencia facilmente das serpentes-do-mar, que possuem nítida demarcação entre eles. Os Ophiuroidea não apresentam esôfago, intestino e ânus, enquanto a maioria das estrelas os possuem. A madreporita é ventral nos Ophiuroidea e dorsal nos Asteroiodea.
3. Descreva o sistema básico ambulacral dos Asteroidea A corrente líquida do meio externo é atraída por cílios para dentro da madreporita, vai ao canal pedroso, canal anelar e canais radiais, chegando até as ampolas dos pódios. Daí, por meio de movimentos musculares das ampolas, a água é impelida para os pódios, que então se tornam eretos à força da água. As ventosas dos pódios aderem ao substrato e prendem-se por meio de musculatura concêntrica, fazendo o animal locomover-se.
4. Descreva o sistema hemal dos Asteroidea. Do anel