FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE
AUTOR – Luciana Leite
Discente do 1º ano do Curso de Licenciatura Educação Física
O que é filosofia e sua importância para a educação física
A palavra filosofia vem do grego philosophía significando “amor à sabedoria” (de phílos: amigo, sophia: sabedoria). O termo foi cunhado pelo pensador grego Pitágoras, no século VI a.C. Apesar de ser historicamente segura, essa informação parece ser verdadeira, pois o termo certamente foi criado por alguém com forte inclinação religiosa, como era o caso de Pitágoras. Acreditava que somente aos deuses era possível a posse certa e total do verdadeiro, de uma sofia (sabedoria). A filosofia não sofia em si mesma, mas somente o desejo de possuí-la, a procura por ela: a filosofia representa a procura pela verdade, não sua posse.
Dentre essas características podemos notar, que a filosofia pretende explicar de forma priotariamente racional o princípio ou princípios de toda a realidade, ou seja, procura a explicação da totalidade do real no nível do logos.
A filosofia utiliza-se da razão para conhecer totalidade, enquanto a religião, por exemplo, também pretende explicar a totalidade, mas utilizando-se da fé.
Termos como “qualidade total”, “modernização” da escola, “adequação” do ensino à competitividade do mercado internacional, mas principalmente pesquisas “práticas, utilitárias e produtivas” são palavras de ordem do discurso neoliberal para a educação.
“..a filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro..Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única”.
- No entanto, para um correto entendimento do papel desempenhado pelo ensino de educação física, essa é uma questão que não poderia deixar de ser respondida: podemos dizer que estamos diante de um possível problema filosófico.
R: Acho que depende muito de cada ponto de vista, ao meu ver as pessoas estão deixando de compreender a situação