Fundamentaçao teorica
Ao falarmos com respeito a o comportamento organizacional nessa empresa,temos que ter base varias possibilidades,mas principalmente que o comportamento organizacional é o estudo do individuo(trabalhador,pessoa) na empresa, suas atitudes,comportamento,lideranças etc.
Segundo CHANLAT(1992) : O ser humano é uno,ou seja,único enquanto espécie,enquanto individuo. Um ser biopsicossocial, que aparece profundamente ligado a natureza E a cultura que envolve e o que ele transforma.Só uma concepção que Procura aprender o ser humano na sua totalidade pode aproximar sem, Contudo,jamais o esgotar completamente.O homem é um ser reflexivo e Ativo.Reflexivo pela sua capacidade de pensar, e ativo em função de sua Ação.
Segundo FREITAS(1999) ; O controle exterior passa para o próprio sujeito; ele é quem define suas metas E se compromete a atingi-las. O processo decisório se da de maneira mais Participativa. Essa é uma exigência de que o individuo tenha um papel participativo No caminho que pretende seguir. Antes era a figura do super ego,como instancia Da critica e do medo do castigo, que completa o individuo a trabalhar mais.
A uma frase do Toledo que diz: Que o trabalho não se converte em trabalho propriamente humano a não ser quando começa a servir para a satisfação não só das necessidades físicas, e fatalmente circunscritas a vida animal, como também do ser social, que atende a conquistar e realizar plenamente a sua liberdade.
Uma nova relação entre o homem e o trabalho determina que este homem possui uma identidade e que responde por esta,a qual o leva a almejar e responder as suas necessidades, principalmente na relação ao telhado. O homem hoje se dedica a boa parte(senão maior) parte do seu dia útil no trabalho. O trabalho chega a ser mais importante do que a família,pois o fracasso no trabalho resulta no fracasso familiar.