Fundamentação Teorica
-
Trata-se da argumentação teórica a respeito do tema escolhido. É a construção de um referencial teórico, que tem como função construir condições básicas de intervenção (subsidiar a pesquisa de campo). O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa. É revisar todos os trabalhos disponíveis, objetivando selecionar tudo o que possa servir para a pesquisa. Esses trabalhos servem para alimentar a construção de novos conhecimentos. É uma tomada ampla do tema, sem perder contato, no entanto, com o problema. As fontes são principalmente os livros e artigos, mas também podem ser consultados relatórios de pesquisa não publicados (monografias), teses, enciclopédias, jornais, dicionários especializados, resenhas de obras, anais de congressos, vídeos, palestras, filmes, ... Conforme a finalidade a que se destina, o trabalho (aqui projeto) é estruturado de maneira distinta, mas geralmente consistindo de introdução, desenvolvimento e conclusão. É a racionalização do problema. É a revisão de todos os trabalhos disponíveis, objetivando selecionar tudo o que possa servir em sua pesquisa. Só se faz revisão de literatura depois de delimitado o problema. Pode conter os seguintes passos:
- Reunir e selecionar textos, livros e documentos que tratam da temática abordada.
- Elencar as obras, os autores e um pequeno resumo do que trata cada uma delas, que poderá ser reconhecido pela leitura do sumário e da introdução.
- Definir conceitos importantes, para que haja entendimento sobre o quê exatamente se quer trabalhar e qual o entendimento que se tem sobre os conceitos mais importantes relacionados ao assunto.