Fundamentação teórica
Fundamentação Teórica
Arquitetura Sustentável
Lucas Zavarize 2°a ; Gabriel Maracaipe 2 °a ;
Matheus Viana 2°a;
Fundamentação Teórica
1. Afinal, o que é Arquitetura Sustentável?
A área de arquitetura sempre supriu as nescessidades humanas no âmbito de criação e aperfeiçoamento de seus espaços. A sustentabilidade a cada dia que passa se torna mais ainda uma nescessidade real da nossa sociedade, portanto, a mesma não poderia ficar fora de um dos meios que causam mais danos no meio ambiente, que é o caso da arquitetura. Segundo Zanettini a arquitetura não mais se limita apenas a questão de Estética da forma:
“...... a arquitetura não mais se limitando a tomar como sua área de domínio a questão do espaço e da estética da forma. A necessidade crescente, que a realidade vem impondo, de mudar de dimensão no seu enfoque com uma abordagem sistêmica da cultura material como também das formas de produção material, no atendimento.
(ZANETTINI, p. 04, 2000)
2. Definição das etápas de uma Arquitetura Sustentável
A Arquitetura Sustentável consiste em mudanças não convencionais no âmbito de criação e de construção civíl, mudanças que possam acabar ou ao menos amenizar com o potencial poluente de um edifício comum.
Utilizando-se de rescursos naturais primários para utilizalos como fontes energéticas, e demais coisas, como cita a “SEARRA, 2001”:
“Sistemas especiais” definem soluções técnicas, que em uma etapa inicial, visam maior eficiência na utilização dos recursos naturais
, além da diminuição nos impactos gerados.
Desta forma, os sistemas especiais são soluções, não convencionalmente utilizadas, que tenham como objetivo principal a eficiência energética, o uso de fonte de energia renovável e o controle sobre o impacto direto e indireto no meio ambiente. (SERRA,2001)
3. A Nescessidade