Filosofia
Ela é capaz de dar um sentido ao mundo e à vida, pois não para no tempo, muda com a humanidade. Ela é sempre nova.
Abre novas portas para o pensamento, ensina valores éticos e morais muito importantes, a vida em sociedade, conceito de justiça, política, argumento e é muito útil no dia a dia, é um conceito de pensar, pois ela te faz ser crítica, buscar a verdade, pois a filosofia busca isso, a verdade das coisas. Faz com que você tenha opinião própria, discernindo o certo do errado, mesmo que a filosofia seja contrária a sua própria opinião, pois ao ser crítico, você está criando sua própria "filosofia”.
Sócrates fez a filosofia voltar-se à nossa capacidade de conhecer e indagar as causas das ilusões, dos erros, dos fatos e das mentiras. Platão e Aristóteles herdaram de Sócrates o procedimento filosófico de abordar uma questão começando pela discussão e pelo debate das opiniões contrarias sobre ela. Além disso, passaram a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão, introduzindo na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer. Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que vão do grau inferior ao Superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento sensível; os dois últimos o conhecimento inteligível.
“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”. [Charles Chaplin]