funcao social da escola
SACRISTAN,J.Gimeno;PÉREZ GOMES,A I. COMPRENDER E TRANSFORMAR O ENSINO.Tradução Ernani F. da Fonseca Rosa.4ªed art MED ,1998.
[...]os grupos humanos põem em andamento mecanismos e sistemas externos de transmissão para garantir a sobrevivência nas novas gerações de suas conquistas históricas.Este processo de aquisição por parte das novas gerações das conquistas sociais–processos de socialização - costuma denominar-se genericamente como processo de educação.(p.13).
[...]surgem desde o início e ao longo da história diferentes formas de especialização no processo de educação ou socialização secundária (tutor, preceptor, academia, escola religiosa, escola laica...), que conduziram aos sistemas de escolarização obrigatória para todas as camadas da população nas sociedades industriais contemporâneas.[...](p.13).
“A função da escola, concebida como instituição especificamente configurada para desenvolver o processo de socialização das novas gerações, aparece puramente conservadora: garantir a reprodução social e cultural como requisito para a sobrevivência mesma da sociedade.”(p.14).
“Parece claro para todos os autores e correntes da sociologia da educação que o objetivo básico e prioritário da socialização dos alunos/as na escola é prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho.”(p.14).
[...]a função principal que a sociedade delega e encarrega àescola é a incorporação futura ao mundo do trabalho,[...](p.14).
A segunda função do processo de socialização na escola é a formação do cidadão/ã para sua intervenção na vida pública. A escola deve prepará-los para que se incorporem à vida adulta e pública, de modo que se possa manter a dinâmica e o equilíbrio nas instituições, bem como as normas de convivência que compõem o tecido social da comunidade humana.[...].
Assume-se a idéia de que a escola é igual para