Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
KAREN RAMIRES VARGAS
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
URUGUAIANA
2013
KAREN RAMIRES VARGAS
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Trabalho apresentado durante a realização do Curso de bacharelado em administração Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR Teoria Geral da administração, comunicação e linguagem, Homem Cultura e sociedade, comportamento organizacional.
Orientadores: Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Monica Silva
URUGUAIANA
2013
INTRODUÇÃO
As organizações atuais estão voltadas para a flexibilidade, comprometidas em realizar mudanças, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho e modalidades de gestão, para melhor atender as necessidades do mercado. É cada vez mais comum que as pessoas deixem os seus trabalhos em formato tradicional e partam para uma forma de atuação bem mais autônoma, como freelancer. Sem vínculo empregatício, é possível ganhar bem mais com uma produção igual ou menor e a este formato de trabalho se dá o nome de freelancer. Este formato de trabalho vem ganhando mais destaque e visibilidade, porque para algumas pessoas é bem mais lucrativo que trabalhar com um vínculo empregatício.
01-Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.
Baseado nessa contratação responda; Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organização burocráticas?
Além de ampliar a especialização e a competitividade e, por consequência, os lucros, as empresas divisaram na terceirização uma forma imediata de decrescer os custos com mão de obra – Já as organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inexorável, a contratação de funcionário é de maneira direta.
Comumente a