FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Prof. Orientador
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 2
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 3
Universidade Norte do Paraná
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 14
2 DESENVOLVIMENTO 15
3 CONCLUSÃO 19 REFERÊNCIAS 20 APÊNDICES 20 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 20 ANEXOS 20 ANEXO A – Título do anexo 20
1 INTRODUÇÃO Existe uma grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, muitos optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.
Normalmente um freelance tem horários de trabalho mais flexíveis e ele permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.
Os funcionários da empresa formal têm como técnicas em