Fraudes em Concurso Públicos
Por: Luís Fernando Correia Bezerra Pinheiro 4º Período Adm. Pública (UFAL)
A fraude em concurso público vem se mostrando um enorme jogo de interesses, por parte das empresas que são responsáveis pela aplicação das provas e também movidos por interesses dos gestores. Existe lei contra esse tipo de ilicitude, mas ainda assim não consegue inibir os praticantes desses atos. Os números mostram um crescimento bastante significativo de pessoas que buscam a estabilidade e segurança que a aprovação em um concurso público pode lhe proporcionar.
Duas perguntas que talvez tenha várias respostas seriam: “O que leva uma empresa a se prestar a esse tipo de ilicitude?” e “Motivado por que ou por quem os Gestores Públicos responsáveis por promover o bem da coletividade se prestariam a esse crime Contra á Fé Pública?”. Há muitas respostas dependendo do ponto de vista de cada um, ou seja, interesse financeiro por parte da empresa, interesse financeiro por parte dos gestores, interesse político, alienação política, troca de favores, pode até serem todos esses e um pouco mais. Mas o que podemos dizer é que é um direito nosso cobrar das autoridades competentes para se tomar uma atitude mais enérgica contra esses atos.
Sentimos uma indignação profunda como universitários os quais almejam uma aprovação no concurso publico diante dessas práticas, é um desrespeito muito grande não só com os que vão fazer o concurso, mas com todo um povo. Há casos em que o cidadão consegue sua aprovação por méritos próprios e antes de ser nomeado ocorrem denúncias de irregularidades no certame correndo o risco de o mesmo ser anulado pela justiça, frustrando não só os aprovados, como também pessoas que se deslocam de cidades, estados de todo o Brasil para realizar as provas, inclusive tendo gastos próprios. Não sabemos dizer se a maior frustração é de que passou por méritos próprios, ou de quem não passou por ficar atrás de uma possível aprovação de