Fran
FRANCINE SANTOS MÜHL
NAIARA SANTOS NUNES
BEHAVIORISMO
Colégio Estadual Augusto Meyer
Esteio
Junho 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. behaviorismo 4 1.1 Behaviorismo Clássico 4 1.2 Behaviorismo Filosofico . 5 1.3 Behaviorismo Metodológico. 5 1.4 Behaviorismo Radical. 5 2.ANÁLISE CRITICA 6 3 BEHAVIORISTAS FAMOSOS 6 conclusão 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A psicologia nada mais é do que o estudo do comportamento humano, no decorrer da história buscou-se maneiras mais adequadas de estudá-la.Sendo assim,fora criado o Behaviorismo que é um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia que tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo que com diferentes maneiras de estudar ou de explicá-lo.
Para o behaviorismo o comportamento pode ser explicado sem que seja preciso se recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos, para os behavioristas o comportamento é causa dos meios externos em que o indivíduo se encontra.
1. BEHAVIORISMO
A palavra Behaviorismo vem do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
1.1 Behaviorismo Clássico
O Behaviorismo Clássico apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
O Behaviorismo Clássico partia do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta