Eletricidade
A eletricidade é a forma de energia mais utilizada na sociedade atual; a facilidade em ser transportada dos locais de geração para os pontos de consumo e sua transformação normalmente simples em outros tipos de energia, como mecânica, luminosa, térmica, muito contribui para o desenvolvimento industrial. A eletricidade está presente nas nossas vidas, em nosso cotidiano, em praticamente tudo o que fazemos como, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada, quando utilizamos a televisão, etc.. O estudo dessa parte da física se faz necessário, pois ajuda a compreender os inúmeros fenômenos que estão ligados ao nosso dia-a-dia. A todo o momento o ser humano se relaciona com fatos da natureza e o seu modo de viver depende da eletricidade e dos aparelhos elétricos modernos.
Com características adequadas à moderna economia, facilmente disponibilizada aos consumidores, a eletricidade sob certas circunstâncias, pode comprometer a segurança e a saúde das pessoas.
A eletricidade não é vista, é um fenômeno que escapa aos nossos sentidos, só se percebem suas manifestações exteriores, como a iluminação, sistemas de calefação, entre outros. Em consequência dessa “invisibilidade”, a pessoa é, muitas vezes, exposta a situações de risco ignoradas ou mesmo subestimadas.
Alguns Conceitos de Eletricidade
1. Força eletromagnética induzida. O dispositivo ao lado gera energia elétrica capaz de acender a pequena lâmpada mostrada na extremidade esquerda. A peça em U que contém fios condutores nela enrolados é um ímã, que origina uma força eletromagnética (f.e.m.) induzida. É fato comprovado experimentalmente que, quanto maior a intensidade do campo de forças e maior a velocidade com que as linhas de indução são cortadas pelo condutor (número de voltas do fio no ímã), tanto maior será a f.e.m. induzida. Neste princípio simples se baseia a produção da energia elétrica em larga escala, que ilumina cidades e movimenta a vida moderna.
2. Energia é a capacidade