eletricidade
“Elektron” nome grego do âmbar (resina que se petrifica séculos depois de secretada por algumas árvores) deu origem ao termo eletricidade. Isso ocorre pois quando esfregamos um pedaço de âmbar em uma pele de animal, ou pedaço de lã, ele se torna capaz de atrair objetos leves. Aliás, o ato de esfregar um corpo em outro foi a primeira forma eficiente utilizada pelo ser humano para produzir eletricidade, como mostra a figura a seguir, que retrata o mais antigo modelo de gerador eletroestático conhecido:
Criado no século XVII, desenvolvida por Otto von Guericke, em Magdeburgo (Alemanha). Uma esfera sólida de enxofre montada em um eixo de ferro encaixado em uma caixa de madeira, era girada pelo cabo do eixo com uma mão enquanto com atritada com outra. Quando eletrizada, era retirada do suporte e usada para experimentos, tais como atrais uma pena. Época em que pouco se conhecia a respeito da natureza desse fenômeno e muito menos se imaginavam as fantásticas implicações que ele traria para a nossa civilização.
Corrente Elétrica A expressão corrente elétrica está relacionada à antiga concepção de que a eletricidade seria um fluido e poderiaser canalizada por condutores, encanamento hipotéticos desse fluido elétrico. Assim como há água corrente, deveria haver eletricidade corrente ou correntes elétricas. Embora essa analogia ainda seja muito utilizada, esses fenômenos têm características muito diferentes. O elemento básico da corrente elétrica é o portador da carga elétrica – elétrons nos sólidos e elétrons ou ions positivos ou negativos nos líquidos e gases. Esses potadores constituem em uma parcela infema da estrutura do material condutor no qual se localizam e tem um movimento espontâneo, que, além de muito irregular, resulta em um movimento médio nulo.
Quando, por alguma ação externa, aparece no interior do material condutor um campo elétrico constante, embora a irregularidade da trajetória