Eletricidade
UFC
Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
Aurores:
Disciplina: Introdução a Engenharia Elétrica
Professor: Henrique Cunha
Fortaleza
Março - 2011
RESUMO
O objetivo do presente relatório é, de modo geral, discorrer sobre o curso de engenharia elétrica, abordando temas referentes a história da eletricidade e eletromagnetismo, bem como o desenvolvimento de seus conceitos, os quais são fundamentais para a consolidação e desenvolvimento dessa engenharia GRADUAÇÃO.
A engenharia envolve a relação entre a obtenção do conhecimento e sua prática, baseando-se nesta sequência: teoria, experimentação e prática. Com a evolução do conhecimento e das tecnologias, surge a engenharia elétrica, a partir da eletrotécnica e da eletrônica, dividindo -se em três grandes áreas: eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.
Essa organização estrutural foi formulada e consolidada no decorrer do século XX, orientando a composição do currículo de modo que os engenheiros eletricistas estivessem sempre prontos a atender as necessidades da sociedade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. HISTÓRIA 05
3. DEFINIÇÃO 10
4. CURRÍCULO 13
5. ÁREAS DE TRABALHO 15
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A eletricidade e o magnetismo, a partir do século XVI, são estudados com rigor científico e, somente no século XIX, desenvolveu-se uma relação entre os estudos desses fenômenos. O edifício teórico do eletromagnetismo, base de todos os desenvolvimentos da eletrotécnica, foi definitivamente estabelecido em 1873 por James Clerk Maxwell, criador das equações gerais do eletromagnetismo, que sintetizam elegante e magistralmente essa área do saber. As equações de Maxweel, como ficaram conhecidas prevêem