Eletricidade
de corrente contínua e circuitos de im chamados por possuirem uma ou corrente alternada são no rmalmente O estudo de circuitos de corrente uitos compostos por associaçõ es de
apaz de fornecer uma diferença de ocorra o estabelecimento de uma
aixa d’água das casas. Esta sempre itir uma diferença de nível, e portanto o ( canos ) até o chuveiro, a pia, etc. anterior é fundamental para forçar a é fundamental para que exista uma arelhos elétricos.
ecessitamos de certos dispositivos os, que são capazes de gerar uma rons para os equipamentos a eles força eletromotriz, abreviadamente
rico simples.
I
lâ mpada
spositivo no qual a energia química, létrica. Essa energia acumulada não nergia pela fonte, pois a mesma é
s que consomem a energia elétrica) a corrente percorrer, é denominado
1
Eletricidade Básica
As baterias e pilhas fornecem tensão contínua perfeitamente retificada, ou seja, nã o há variaçã o da diferença de potencial com o tempo, conforme o grá fico abaixo.
V
tempo
Figura 2
Diferentemente das fontes de energia na forma contínoa são o s alternadores, que estão presentes nas usinas hidroelétricas. Estes fornecem tensão a lternada e senoidal, conforme o grá fico abaixo.
V
tempo
Figura 3
Neste caso, a diferença de potencial varia de forma periódica, apresentando uma parte positiva e uma negativa, donde vem o nome tensão a lternada. Esta é a forma de energia elétrica mais encontrada em todos os lugares, pois é a que é fornecida às cidades e ao campo.
3. CORRENTE ELÉ TRICA
Determinados materiais, quando são submetidos a uma fonte de força eletromotriz, permitem uma movimentação sistemá tica de elétrons de um á tomo a outro, e é este fenômeno que é denominado de corrente elétrica. Pode-se dizer, entã o que cargas elétricas em movimento ordenado formam a corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor.
É definido por : i =