fran
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galego-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.
Cantigas Trovadorescas
As cantigas Trovadorescas (relativas ao período do Trovadorismo) podem ser divididas em quatro subgrupos:
Cantigas de Amor:
O trovador dirige-se à sua amada e a trata como objeto de desejo, uma vez que tal se submete em posição hierárquica abaixo da amada, disponibilizando-se às vontades dela.
Cantigas de Amigo:
São compostas por uma mulher apaixonada (às vezes, por um homem, mas com linguagem feminina). Foram o primeiro gênero literário a apresentar paralelismo entre os versos (rimas). Possuem tema relacionado ao amor, que é revelado de modo "ameno", quando comparado às cantigas de amor.
Cantigas de Escárnio:
Fazem uma crítica ou uma sátira indireta a alguém. Na maioria das vezes, eram compostas por trovadores que "perderam" suas amadas, portanto, escreviam criticando-as.
Cantigas de Maldizer:
Possuem o mesmo objetivo das cantigas de Escárnio, contudo eram diretas, identificando o criticado. Eram compostas por palavras e expressões de baixo calão, satirizando e criticando diretamente a pessoa.
Estes dão os quatro tipos de cantigas Trovadorescas, que fizeram do Trovadorismo o principal marco da Língua Portuguesa.
NOVELAS DE CAVALARIA
A época do Trovadorismo foi caracterizada pela presença das novelas ou romances de cavalaria. As novelas surgiram na Inglaterra ou na França (não se sabe ao certo), através da transformação sofrida pelas canções de gesta (poesias), que foram prosificadas. As canções de gesta passaram a ser tão