Fran
Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1996. STREY, Marlene Neves et al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998.
Em grupos de até 4 pessoas, reflita sobre o filme “SANGUE SOBRE A NEVE”. Em seguida, disserte sobre trechos e passagens da obra, tomando como reflexão as afirmativas abaixo. Atenção: sua resposta deve apresentar argumentação pertinente ao conteúdo de nossas aulas e textos de base.
1 – CONCEPÇÃO DE SUJEITO PARA A PSICOLOGIA SOCIAL
O ser humano traz consigo uma dimensão que não pode ser descartada, que é sua condição social e histórica (...) Se o homem não for visto como produto e produtor, não só de sua história pessoal mas da história de sua sociedade, a psicologia estará apenas reproduzindo as condições necessárias para impedir a emergência das contradições e a conseqüente transformação social.
Resposta: Vemos que na Psicologia social estabelece que o sujeito e produto e produtor do próprio texto isso implica que temos essas determinações causadas pelo contexto porem temos esse potencial em nos para apreensão desses elementos e mudança e novas possibilidades juntos do próprio contexto a idéia de dialética.
2 – INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA
Os papeis sociais e as instituições humanas se originam de interrelações pessoais que são cristalizadas através de regras e que inicialmente são hábitos adquiridos e as instituições, além das relações sociais, envolvem também determinados materiais e artefatos e códigos.
Resposta: A sociedade é composta de indivíduos, e “o indivíduo é um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que coletivamente pode mudar o processo