Trabalhadores do mundo, uni-vos
A máxima socialista foi adotada como lema da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, dissolvida no final de 1991.Assim finda o Manifesto do Partido Comunista.
Foi a queda do Muro de Berlim que pôs fim à doutrina política, econômica e social que marcou a sociedade do século XX.
O Comunismo, implementado primeiramente na Rússia por Lenine, e que posteriormente se foi disseminando um pouco pelos quatro cantos do globo, foi uma teoria idealizada por Karl Marx e Engels que procuravam formular uma nova concepção do mundo: uma sociedade nova, que lutasse contra o predomínio de classes sociais, dando ao proletariado a missão de revolucionar a história universal - O poder dado a quem trabalha!
Em um mundo onde o sistema capitalista vence com maioria absoluta, a burguesia, que anteriormente tinha lutado pelos seus direitos contra a opressão dos senhores feudais, conquistou por fim, desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, a dominação política exclusiva no moderno Estado representativo. É aqui que os estatutos se alteram: de oprimida, a burguesia passa a opressora, e o operário para à infeliz classe dos oprimidos.
Em pleno século XIX, Marx e Engels faz o mundo dar mais uma volta ao fazer surgir a ideologia comunista. A ideia seria fazer uma luta junto dos proletários para que estes fizessem valer os interesses comuns da sociedade: formação do proletariado em classe, derrube da dominação da burguesia e a conquista do poder político pela classe de trabalhadores! Na sociedade burguesa o trabalho vivo é apenas um meio para multiplicar o trabalho acumulado.
Na sociedade comunista o trabalho acumulado é apenas um meio para