Análise sociológica do filme Fuga Das Galinhas - 1ano
Turma: 1AM Nº: 15
FELIPE DANIEL CORREA MAIA
“TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS”
Análise do filme ‘A fuga das galinhas’
Manaus/Amazonas
2014
Desenvolvimento
Esta análise é baseada no pensamento de Karl Marx, o qual redigiu conceitos importantes, como: Divisão de classes sociais, alienação econômica, operação ideológica, mais valia, consciência e luta de classes, revolução socialista; os quais serão usados como direcionamento para fazer-se a observação sociológica do filme ‘A fuga das galinhas’ Eis uma pequena sinopse do filme: Na década de 50, numa granja em Yorshire, a galinha Ginger tenta fugir da escravidão imposta pelos proprietários da granja, Sr. e Sra. Tweedy, porém não consegue. Um dia surge na granja o galo Rocky, com a promessa de ensinar as galinhas a voar (para elas poderem passar pela cerca). Porém o tempo de Rocky e Ginger é curto, pois a Sra.Tweedy adquire uma máquina que mata as galinhas, transformando-as em tortas.
1. Divisão de classes sociais.
Nessa divisão, segundo Marx, só há duas classes: A classe dominante (possuidora), e a classe dominada (não possuidora). No filme, essas classes ficam bem aparentes – O Sr.Tweedy e a Sra.Tweedy pertencentes à classe oprimidora, e as galinhas pertencentes à classe oprimida.
2. Alienação econômica:
Segundo Marx, o trabalhador é alienado quando ele passa o fruto de seu trabalho para as mãos do burguês, em troca de pouca coisa. Esse conceito é representado no filme quando as galinhas passam os ovos para os donos da granja, em troca de sua vida.
3. Operação ideológica: De acordo com Marx, operação ideológica é o conjunto de ideias que mascaram a realidade. Essa ideologia é retratada na figura da galinha Bunty, que sempre tinha algo para contrariar e fazer com que Ginger fosse desacreditada. Ela tinha como proposta que, ao invés de ficarem se revoltando, as galinhas deveriam