TRABALHO
Processo, que processo? uitas empresas querem organizar-se por processo, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir.
Há, ainda, aquelas que não têm certeza se a sua forma atual de organização é adequada para a gestão por processos.
Todas precisam de mais esclarecimentos e informações sobre o assunto, para que possam analisar as vantagens da aplicação desta alternativa de arquitetura organizacional.
M
por José Ernesto Lima Gonçalves FGV-EAESP
A idéia de processo não é nova na administração das empresas, mas é novo o entendimento de que o negócio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes e também equilibrar o que é rentável para a empresa, visando não colocar em risco sua sobrevivência.
Identificar os processos é importante para definir a organização das pessoas e dos demais recursos da empresa. Trata-se de um conceito fundamental na projeção dos
meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos clientes.
Nas empresas de serviços, por exemplo, o conceito de processo é de importância fundamental, uma vez que a seqüência de atividades nem sempre é visível pelo cliente, nem pelas pessoas que as realizam. A importância da definição dos processos aumenta à medida que as empresas se aproximam de modelos de alta intensidade em conheci-
©RAE executivo
47
GESTÃO: PROCESSO, QUE PROCESSO?
mento, nos quais o capital intelectual e a gestão da informação e do conhecimento são fundamentais.
Percebe-se, assim, que é impossível mudar da “organização por tarefas” para a “organização por processos”, sem um entendimento claro e exato do que faz uma empresa funcionar bem e ter ritmo. Para empreender a mudança, elas também precisam estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios. Um quadro claro dessa situação deve ser o ponto de partida para o alinhamento de pessoas e processos.
tal para a identificação dos processos essenciais e para a
análise