Filosofia
Max desde o seu principio demonstra um analise historia com a sociedade, estudando a evolução da sociedade com o passar dos anos. É através do conhecimento histórico e da análise acurada dos fatos que se torna possível compreender os elementos formativos da sociedade. Embora Marx insista na ideia de que os homens se deparam com condições de existência que produzem sua cultura, sua mentalidade, sua identidade, são os homens que movem a sociedade e são eles que podem modificar as condições existentes. Portanto para Max, a sociedade se baseia no confronto entre a burguesia e os proletariados não só nos terrenos econômicos, mas também no ideológico e politico.
Frase 2: “Em uma palavra, [o capitalismo]cria um mundo a sua imagem e semelhança.”
Capitalismo e o instrumento de poder da sociedade e como a maior parte do capital esta nas mãos da burguesia eles criam o mundo sua imagem e semelhança. Com isso aumenta a desigualdade entre o proletariado e a burguesia. Marx analisa a sociedade moderna, procurando entendê-la conceitualmente, por outro lado, ele vislumbra a possibilidade de transformá-la, criando as condições para uma nova ordem social. A sociedade verdadeiramente humana seria sem exploração e opressão. Portanto para Max a luta de classes deve trazer o futuro desejado.
Frase 3: “Tudo que era sólido desmancha no ar, tudo que era sagrado é profanado...”
A frase apresentada, “Proletários de todos os países uni-vos!” relaciona-se com o Manifesto Comunista do filósofo Karl Marx por ambos lutarem por direitos mais justos e melhores aos trabalhadores tentando buscar e organizar o proletariado como uma classe social capaz de reverter sua precária situação. Marx tenta tornar os proletários conscientes, para que possam lutar contra os opressores, tentando valorizar a liberdade econômica extremamente competitiva e um aspecto monetário com relações