formação territorial do brasil
CENTRO DE FILOSOFIAE CIÊNCIAS HUMANAS-CFCH
CURSO GEOGRAFIA– BACHARELADO
FORMAÇÃO ECONÔMICA TERRITÓRIAL DO BRASIL
TERRA DO BRASIL – A CONQUISTA LUSITANA
RIO BRANCO – ACRE
SETEMBRO/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC
CENTRO DEFILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS-CFCH
CURSO GEOGRAFIA– BACHARELADO
FORMAÇÃO ECONÔMICA TERRITÓRIAL DO BRASIL
EPHREN RODRIGO DA SILVA LIMA
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina FORMAÇÃO ECONÔMICO TERRITÓRIAL DO BRASIL Ministrada pelo Prof.:RUBENS referente a obtenção da nota parcial N1
RIO BRANCO ACRE
SETEMBRO/2013
Portugal e a Expansão Marítima
Não foi um acaso Portugal tornar-se a grande nação dos descobrimentos marítimos. Entretanto, nos primeiros tempos de sua formação histórica, nada parecia sugerir tão distinguido destino. No início do século XV, a situação do país era medíocre. Portugal relativamente pobre em terras férteis, sobretudo favoráveis à cultura do trigo, e coberto em boa parte por florestas e montanhas. A agricultura portuguesa era atrasada e alimentava com dificuldade uma população que mal superava 1 milhão de habitantes. Não raro, num país essencialmente rural, passava-se fome nos campos e nas cidades. Desde muito cedo, Portugal importava trigo para suprir as necessidades de sua população.
Portugal era cobiçado pelo poderoso e ameaçador vizinho castelhano. Em 1385, de armas às mãos, sua população havia defendido as terras e a independência lusitanas, desejadas e violentadas pelo reino de Castela. No conflito, a causa da independência nacional foi abraçada pela baixa e média nobreza e pelas classes burguesas e populares, sobretudo do litoral. Grande parte da alta aristocracia colocou-se do lado do reino de Castela. Com a vitória nacional, a burguesia das cidades litorâneas aproximou-se da nova dinastia.