Formação econômica e territorial do brasil
Campos I - Arapiraca
Curso: Licenciatura em Geografia
Sirleide Belo da Silva
FORMAÇÃO ECONÔMICA E TERRITORIAL DO BRASIL
Arapiraca, 03 de Outubro de 2012.
Sirleide Belo da Silva
Formação Econômica e Territorial do Brasil * Atividade solicitada pelo professor Roberto Silva de Souza com requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Formação Econômica e Territorial do Brasil do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas.
Arapiraca, 03 de Outubro de 2012. 1- Quem é o autor do texto que está sendo estudado, em que obra ele se encontra inserido, qual a editora que publicou o livro e qual ano e local da publicação?
Autor: Antonio Carlos Robert Moraes, obra: Bases da Formação Territorial do Brasil: O Território Colonial Brasileiro no "Longo" Século XVI. Foi publicado no ano de 2000 pela editora HUCITEC.
2- Como faremos a citação do livro, nas referencias bibliográficas, seguindo a orientação da ABNT?
MORAES, Antonio Carlos Robert. Bases da Formação Territorial do Brasil: O Território Colonial Brasileiro no "Longo" Século XVI. São Paulo: HUCITEC, 2000.
3- Qual o titulo do texto e o que ele sugere, como abordagem, segundo seu ponto de vista?
O Titulo é: O caráter do império colonial e da expansão lusitana. Ele sugere uma abordagem sobre a capacidade de expansão portuguesa, com a definição de novas rotas e relações, e seu domínio sobre as colônias.
4- O que identificamos, pelas colocações do autor, como consequência do processo expansionista português? Ele enfatiza que a forte motivação expansionista portuguesa foi possuidora de um significado geográfico considerável. Com isto, originou-se um espaço mundializado de relações. Este fato fez com que Portugal fosse pioneira na formação da economia mundo capitalista, assim estabeleceu um sistema de traça, em nível do planeta.
5- Quais as consequências dessa expansão