formação territorial e econômica do brasil
Disciplina: Saberes e Metodologias do Ensino de História II
FICHAMENTO
Itens
Conteúdo
Observações Importantes
1. Tipo de Obra
1.1. Ano da Publicação
1.2. Editora
Livro
2003
Editora Massagana
Manuel Correia de Andrade é professor e estudioso dos problemas brasileiros. Foi escritor, historiador, geógrafo, advogado e professor brasileiro, filho de Joaquim Correia Xavier de Andrade e de Zulmira Oliveira de Andrade nasceu no Engenho Jundiá, em Vicência, cidade da zona da mata norte do estado de Pernambuco. Mudando-se para o Recife, complementou seus estudos, formando-se em Direito, História e Geografia. Publicou mais de 100 títulos de livros, muitos deles didáticos, adotados nos vários colégios do Brasil, além de inúmeros artigos em jornais pernambucanos.
1.3. Título
1.4. Autor
1.5. Localização
FORMAÇÃO TERRITORIAL E ECONÕMICA DO BRASIL
Manuel Correia de Andrade
Recife
2. Objetivo da Obra
O livro tem duas finalidades: formativa e informativa, formativa para os estudantes, para os estagiários que fazem o ciclo básico ou vários cursos nas áreas de ciências humanas. E informativa, para o grande público preocupado com o destino de nosso país, fornecendo uma série de informações sobre a evolução da nossa problemática, a fim de que arme de melhor instrumento crítico ao se deparar com os problemas de cada dia.
3. Ideias Centrais da Obra
Em 1500 a expedição de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
Américo Vespúcio faz uma expedição exploratória na costa brasileira.
Exportação do pau-brasil, cana de açúcar, ouro e café.
Chegam ao Brasil navegadores franceses para exploração do território.
É instituído o regime de capitanias hereditárias por Dom João III. A expedição colonizadora de Martim Afonso chega ao Brasil.
O Brasil é dividido em capitanias hereditárias. Dom Pedro proclama a independência do Brasil. É instalada, a Assembleia Constituinte