População Brasileira
O
R
M
A
Ç
Ã
O
D
A
S
O
C
I
E
D
A
D
E
B
R
A
S
I
L
E
I
R
A
O que vamos aprender nesta aula
Como se formou a sociedade brasileira, a partir dos elementos humanos que a compõem. A ocupação do espaço nacional e a distribuição da população pelo território.
Os donos da Terra
A colonização foi um dos processos que definiram a formação populacional brasileira.
A partir do século XV, os europeus – especialmente os portugueses, seguidos dos espanhóis – iniciaram a expansão marítima que os levou à conquista de terras até então desconhecidas – na África, na Ásia e na
América. Nessas terras recém-descobertas foram criadas colônias (daí o termo colonização). Existem dois tipos de colonização:
Colonização de povoamento: Quando os europeus, em geral, iam viver nas regiões conquistadas. Ex: colonização nos EUA e
Canadá.
Colonização de exploração: Quando não havia a preocupação em estabelecer condições favoráveis para fixar uma população européia, mais a intenção de retirar recursos e riquezas das terras exploradas.
A maior parte das terras conquistadas no século
XVI estava na América, já habitada por grande número de povos autóctones (originários da própria terra), que passaram a ser conhecidos como indígenas.
As etnias que formaram a sociedade brasileira
As três principais etnias que ainda hoje contribuem para uma intensa miscigenação são: Europeus
Indígenas
Negros
OS INDÍGENAS
A colonização deu inicio a um sistemático processo de genocídio dos índios brasileiros, que passa a ser perseguidos, expulsos de suas terras, escravizados e mortos ao resistir.
Além disso, foram dizimados por doenças transmitidas pelos colonizadores, contra as quais seu organismo não tinha defesas. Com o extermínio de povos inteiros, suas culturas e idiomas foram perdidos definitivamente.
Calcula-se que, quando os portugueses aportaram nestas terras, os indígenas
somavam