A população brasileira
A População Brasileira
MATÉRIA: GEOGRAFIA
PERÍODO: 7º ANO
ALUNA: CATARINA WERNECK FERREIRA DA CUNHA
“Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança.”
Renato Russo
Dedicatória:
Ao meu pai por me acompanhar nesta importante trajetória da vida que é a aprendizagem. SUMÁRIO:
I – INTRODUÇÃO
II – MISCIGENAÇÃO
III – A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
IV – A HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO
V – A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NO BRASIL
VI – CONCLUSÃO: TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS ATUAIS
I - INTRODUÇÃO
Este trabalho foi feito a partir de uma pesquisa em diversos artigos sobre a formação do povo brasileiro, as raças que o formaram e seu desenvolvimento até os dias de hoje. Foi uma colagem fazendo um mosaico de idéias e informações para chegar num resumo que desse uma visão ampla de como foi este processo, sua origem e seu futuro. Nesta pesquisa foi utilizada a internet para obter textos, fotos, gráficos e a partir daí foi desenvolvido o trabalho.
É importante dizer que a internet serviu de base mas o tema foi discutido por mim junto com a minha família para que eu pudesse passar a minha interpretação sobre o assunto.
II - MISCIGENAÇÃO
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.
Esses conceitos, porém, são ambíguos, como o próprio conceito de raça. O filho de um alemão e uma sueca, por exemplo, não é considerado mestiço, mas sim alemão ou sueco, conforme o meio em que ocorrer sua socialização. O filho de um alemão e uma vietnamita,