Proposta de atividade
Proposta de atividade:
Começar a aula conversando com os alunos sobre a necessidade da obediência aos pais ou responsável, levando-os a perceber o perigo que cada criança corre ao desobedecer aos mesmos. Permitir que eles falem expressando o seu ponto de vista em relação ao assunto.
Assistir ao filme com o intuito de identificar os personagens através de sua fala, interpretar e emitir opinião do que vê e ouve fazendo aplicação com a própria realidade. Ao final propor para turma que descrevam a historia com suas próprias palavras e após, fazer um debate de acordo a descrição da história contada.
O método de avaliação: Avaliar a interação dos alunos durante o debate; bem como a atenção na hora do filme. E avaliar a escrita dos alunos para perceber se entenderam o assunto trabalhado. Quando começamos assistir o filme vemos apenas um filme animado e divertido e não imaginamos de imediato o que pode ser tirado dele para uma aula de empreendedorismo. Mas no mundo do negócio também funciona assim. Não começamos nada esperando que vamos fracassar, pelo contrário somos entusiasmados pela oportunidade de sucesso. Por outro lado podemos observar logo no início que a vida do peixinho não é um mar de rosas. Após ser atacado por um tubarão, o peixe Marlin perde seus entes queridos restando para ele cuidar do peixinho Nemo seu filho. Na vida real também é assim, nenhum empreendedor inicia um negócio com mil facilidades. Diversas vezes no filme, Marlin está reclamando não vendo nenhuma saída e podemos observar na Doris amiga dele a perseverança, otimismo, sem medo de arriscar, características que devem ter um empreendedor.