Atividade Proposta
Curso: Filosofia
Estágio curricular supervisionado
Atividade: Proposta
Aluna: Gislaine Das Dores Morais
Professora: Dayane Rodrigues
Dores de Guanhães
Maio de 2015
Uma proposta de melhoria nas relações entre escola e comunidade escolar visando à convivência com a diversidade
A educação vem sido um debate nas escolas preparando para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar. Uma escola que proporcione educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo. Educação implica assegurar um processo pedagógico pautado pela eficiência, eficácia e efetividade social, de modo a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos educando.
A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.
Quando a comunidade e a escola estabelecem uma relação permanente, é possível agregar conhecimentos abrindo grandes possibilidades, de forma que somente a escola ou a comunidade, por si só, não poderia agrupar.
As propostas educacionais abordam propostas contemporâneas de transformação na escola que buscam torná-la um espaço para a formação de indivíduos capazes de elaborar e realizar seus projetos de vida. Tais propostas colocam os estudantes, desde cedo, no papel de definir, planejar, executar e avaliar projetos de seus interesses.
A relação da escola com os demais agentes da educação é de parceria e complementaridade no processo de produção do conhecimento que tem as crianças e os jovens como