Solução tampão
Os tampões têm um papel importante em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a manutenção do pH. Assim, muitos processos industriais e fisiológicos requerem um pH fixo para que determinada função seja desempenhada, por exemplo, o sistema tampão. Uma solução tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução.
Portanto, para sabermos a capacidade tamponante de uma solução tampão observamos a habilidade da mesma resistir a mudanças de pH quando lhe é adicionada ácido ou base. A principal razão de uma solução tampão resistir a mudanças de pH é devido a adição de íons hidroxônio ou hidroxila que quando adicionados a essas soluções reagem com as espécies básicas e ácidas que estão presentes gerando o ácido fraco e a base fraca. O pH de uma solução tampão pode ser estimado pela equação de Henderson-Hasselbalch :
A máxima eficiência de uma solução tampão ocorre quando a razão entre a concentração do sal e do ácido é igual à unidade.
2 OBJETIVO
Preparar e estudar soluções tampão de ácido acético - acetato de sódio frente adição de ácido e base.
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Material:
3 béqueres de 50mL; 12 Erlenmeyers de 125mL; 2 bureta de 10 mL; 1 bureta de 100mL; 3 suporte universal; 2 pipetas graduadas de 10mL; 1 pipetador de borracha; 1 piseta; pHmetro.
3.2 Reagentes:
NaOH 0,01mol.L-1 (Hidróxido de sódio); CH3COONa 0,01mol.L-1 (Acetato de sódio); CH3COOH 0,01mol.L-1 (Ácido acético); H2SO4 0,005mol.L-1 (Ácido sulfúrico) e Água destilada.
3.3 Procedimento:
3.3.1 Acidez de reserva (Grupo 1):
Foram usados 5 Erlenmeyers de 125 ml numerados de 1 a 5. As soluções 0,01 mol/L de ácido acético e de acetato de sódio 0,01 mol/L foram distribuídas, com a ajuda de pipetas graduadas, da seguinte maneira:
Erlenmeyer
1
2
3
4
5
Acetato de Sódio/mL
-