Formação territorial do brasil
O espaço brasileiro é uma sucessão de fatos e acontecimentos que acabaram por moldar a forma como ele está e se apresenta hoje , desde os primórdios até políticas recentes serviram de grande impulsionador para a moldagem do território brasileiro.
A palavra território em geografia remete a uma relação de poder, ou seja, um espaço que está sob comando ou domínio de um governo ou grupo de pesssoas. Antes da chegada dos portugueses no século XVI, quem exercia o poder nessas terras onde hoje é o Brasil, eram as várias tribos indígenas que aqui habitavam.Com a chegada dos portugueses essas tribos foram escravizadas subjugadas e praticamente extintas, impuseram ao habitante da terra, uma logística comercial e econômica conforme o mundo eurocentrista. E a partir daí o território brasileiro foi ganhando várias configurações o que acarretou na forma atual do país.
Desde já é ressaltável ciclos importantes ao longo dos séculos que impuseram a forma do território nacional. Inicialmente a grande exploração que o Brasil teve foi a respeito do pau brasil , que não foi tão importante quanto o ciclo da cana de açúcar mas teve sua relevância contestual histórica. Ao século XVI houve exploração da cana de açúcar quase que por exclusividade ao litoral brasileiro e não nas partes interioranas, produto esse muito apreciado na Europa, a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos. Ao século XVII e XVIII a formação territorial brasileira teve como base a interiorização do território e a intensificação da pecuária e pela descoberta e exploração de jazidas de metais preciosos e etc... Esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades. . A atividade que se destacou no período do século XIV foi a cafeicultura que se expandiu principalmente na região central do